Universitários fecham via para cobrar Fies





Universitários fecharam a avenida Alcindo Cacela em frente à instituição (Foto: Rep./Twitter @Plantao190para)


Um grupo de estudantes da Universidade da Amazônia (Unama) fechou o trecho da avenida Alcindo Cacela, em frente ao prédio da instituição, no bairro do Umarizal, em Belém, na noite desta quarta-feira (11).

O ato organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) cobrava que a universidade garantisse as inscrições no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). “Não dá para aceitar a Unama anunciar que o Fies é ilimitado e deixar centenas de alunos sem inscrição”, disse Ricardo Soares, do DCE.

Segundo Ricardo, os estudantes tentaram conversar com a reitoria da instituição, mas não conseguiram, o que acabou resultado na interdição da via por cerca de 20 minutos.

Na semana passada, após um outro ato de estudantes, a Unama informou que vem realizando, normalmente, as matrículas dos alunos. “Infelizmente, nossas instituições não possuem autonomia sob as inscrições, aprovações ou prazos estabelecidos pelo programa, já que o Fies é um programa mantido diretamente pelo Governo Federal”, declarou.

Já o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disse, em nota, que as requisições são liberadas por instituição de ensino e por curso, em ordem cronológica, ressalvados os critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos. “A abertura do Fies 2015 leva em consideração a qualidade dos cursos, com atendimento pleno aos cursos nota 5 [nota máxima]. Já nos cursos nota 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, como cursos e localidades que historicamente foram menos atendidos”.

(DOL)

Postar um comentário

0 Comentários