A charmosa nova rota Belém-Salinas


Nova rota garante economia de tempo na viagem para Salinópolis





Quem trafegar pela PA-242 tem a vantagem de economizar 40 quilômetros em seu deslocamento em comparação com o itinerário da BR-316.

Já pensou em aproveitar as férias na região do Salgado, no caminho conhecer um pouco da História do Pará e ainda economizar 40 quilômetros? Isso agora é possível devido à reestruturação das PA’s 320 e 242. Elas fazem parte da mais nova Rota Turística Belém-Bragança. São mais de 220 quilômetros de belas paisagens que fazem desta a primeira Rota Turística da Região Amazônica-Atlântica.




Ainda no trajeto da PA-242 é possível conhecer nove comunidades e mais de 10 balneários de água doce. A estrada tem uma bela paisagem composta de rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas, além da Ponte de Ferro do Rio Livramento, que foi preservada e ganhará mais um reforço, uma ponte mista, que ainda está em construção.

História - A Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFB) existiu por 82 anos (1883–1965) e às margens dela estruturaram-se colônias agrícolas que destinavam sua produção ao mercado ou porto de Belém. A ferrovia foi desativada há aproximadamente 50 anos, mas até 1965 foi fundamental para o escoamento da produção da região nordeste do estado do Pará.

Com o passar dos anos as colônias agrícolas evoluíram para categoria de municípios, com exceção de Belém, Capanema e Bragança, que já possuíam esse status (existem 13 municípios na rota entre Belém e Bragança conectados por meio da extinta malha ferroviária).

A desativação da EFB, em 1965, não somente impactou na mobilidade entre Belém e Bragança, mas também desarticulou toda uma logística de escoamento da produção que se estabelecia ao longo da ferrovia. Acabou por se transformar em um corredor de desenvolvimento, pela troca de informações, conhecimento, mercadorias e interação de pessoas. A estrada ligava a antiga estação de São Brás, em Belém, até a cidade de Bragança.

Entenda a Rota – Saindo de Belém pela BR-316 até Castanhal, dobre à esquerda em direção à Avenida Barão do Rio Branco, para entrar na rotatória e seguir pela PA-320 (estrada que vai para São Francisco do Pará). Deste ponto, o condutor segue direto, passando por Nova Timboteua, e dois quilômetros depois chegará ao trevo da PA-242 com a PA-324, seguindo por esta última para Salinas. Já para quem tem destino o município de Bragança, basta seguir caminho pela PA-308 com direção à Capanema.
Tatiane Dias
Secretaria de Estado de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários