Belém: Livros jogados no Lixo


Em Belém, livros didáticos novos são encontrados no meio do lixo
A maioria dos livros estão novos e não foram preenchidos.
Flagrante foi registrado cruzamento da Senador Lemos com o canal do Galo

Do G1 PA

Moradores aproveitaram para levar alguns livros para casa. (Foto: Ary Souza/ O Liberal)

Em Belém, livros didáticos que poderiam ser utilizados foram parar no lixo. No local, próximo a um canal no bairro da Sacramenta, foram encontrados livros de história, geografia, matemática e língua portuguesa, a maioria do 4º ano do Ensino Fundamental.

O flagrante foi registrado no movimentado cruzamento da avenida Senador Lemos com o canal do Galo. Segundo testemunhas, os livros foram jogados há pelo menos dois dias. O catador de lixo Carlos Augusto conta que passa diariamente pelo local. “Tinha aqui um monte de livro jogado, toneladas. Eu acho que a prefeitura levou”, afirma o catador.

A maioria dos livros estão novos e não foram preenchidos. O lavador de carros Raimundo Sérgio pegou nove exemplares e os levou para os filhos de 5 e 8 anos. “Eu me agradei e peguei uns livros pra mim como várias pessoas fizeram, tinha muito livro lá jogado fora”, conta.

A professora Lea Gomes mora próximo ao canal e mantem uma escola de reforço para alunos do 1º ao 4º ano. Ela lamenta que livros didáticos sejam desperdiçados. “Tem muita gente precisando ainda de um livro. Deviam perguntar para uma escola, uma comunidade quem queria os livros para serem reaproveitados”, disse.
Local fica próximo a um canal, onde é despejado lixo doméstico. Belém (Foto: Ary Souza/ O Liberal)

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que os livros podem ser tanto da rede estadual quanto da municipal de ensino e que vai abrir um processo administrativo disciplinar para apurar se os livros pertencem a alguma escola.

Ainda segundo a Seduc, os livro são repassados diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às escolas da rede pública cadastradas no programa Nacional do Livro didático (PNDL) e cabe aos diretores das escolas verificar se os livros foram devolvidos pelos alunos para serem reutilizados ou doados.

Postar um comentário

0 Comentários