O adeus do escritor







O escritor Gabriel García Márquez em foto tirada no dia de seu aniversário de 87 anos, em 6 de março EDGARD GARRIDO / REUTERS


RIO - O corpo do Nobel de Literatura, o colombiano Gabriel García Márquez, que morreu nesta quinta-feira na Cidade do México, aos 87 anos, será cremado, informou sua família em um comunicado.

"Os restos do escritor serão cremados", de acordo com nota lida pela diretora do Instituto Nacional de Belas-Artes, María Cristina García, aos jornalistas de plantão na frente da residência do escritor. María Cristina, que leu o comunicado a pedido da família do escritor, não especificou a data da cremação, nem o destino final dos restos mortais de Gabo, mas antecipou que, na funerária onde o corpo se encontra, "não serão realizadas honras fúnebres".

Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas o autor de "Cem anos de solidão" chegou a ser internado no dia 31 de março, apresentando vários sintomas característicos de uma pneumonia, assim como um quadro infeccioso e desidratação.

Primeiro foi atendido em casa, mas como não melhorou, os médicos optaram pela internação. Mais tarde, recebeu alta. Ao saber da movimentação de jornalistas em frente à sua casa, Gabo teria dito: “Eles estão loucos? O que fazem lá fora? Que vão trabalhar, façam algo útil”.

Colômbia terá três dias de luto

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, decretou três dias de luto nacional pela morte de García Márquez.

"Como governo e em homenagem à memória de Gabriel García Márquez, decretei luto nacional por três dias e dei ordem para que todas as instituições públicas em nível nacional hasteiem a bandeira a meio pau, como também esperamos que os colombianos façam isso em suas casas", disse o presidente, em um pronunciamento pela televisão.

Manuel Santos, também afirmou na quarta-feira que o autor não tinha câncer, contrariando informações publicadas pelo mexicano "El Universal" um dia antes. Segundo o jornal, depois de superar um câncer linfático 12 anos atrás, Márquez estaria novamente debilitado pela doença, com metástase no pulmão, nos gânglios e no fígado.

O Globo

Postar um comentário

0 Comentários