Armariaaaaa, Chris!


Bordões se popularizam e fazem sucesso na web



(Foto: Edu Moraes/Divulgação)


É difícil explicar o que acontece com o público para se encantar com uma frase ou palavra; ou garantir que uma simples frase será um bordão. Mas os ‘marqueteiros’ sempre estão em busca de frases assim, até mesmo diretores de novela trabalham para conseguir uma dessas em suas obras. Ou você acha que todos os bordões simplesmente caem do céu? Se você achou, ‘sabe de nada, inocente!’.

Compadre Washington, sucesso nacional nos anos 1990 com o grupo de axé e pagode ‘É o Tchan’, agora, aos 52 anos, volta a ser o “assunto do momento”. E não foi preciso descer na boquinha da garrafa... O cantor ganhou destaque graças a sua criatividade para criar bordões sugestivos, comuns no linguajar baiano, e a ajuda de uma boa equipe de publicitários e profissionais do marketing durante sua participação em um comercial de um site de vendas.

E quantas frases já fizeram todo esse sucesso! A perda recente do ator José Wilker também foi motivo para lembrar que este era um grande criador de bordões. Sim, também há de se ter um talento prévio para isso; Compadre Washington tem, e José Wilker também tinha, se você não lembra, ‘deite que vou lhe lembrar’...

Em 2004, o ator interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, na novela ‘Senhora do Destino’, e ali nasciam os bordões ‘Vou me pirulitar-me’ e ‘O tempo ruge, e a Sapucaí é grande’. Já em 2012, no remake de ‘Gabriela’, o ator interpretou o Coronel Jesuíno, e sua frase ‘Deite que eu vou lhe usar!’ virou sensação na web.

É claro que esse sucesso ‘felomenal’ – outro de seus bordões – já acontece há anos – quem não conhece o ‘Tô certo ou tô errado?’ de Sinhozinho Malta em ‘Roque Santeiro’? – mas hoje, temos redes sociais, memes e até produtos nascidos de bordões. É preciso aproveitar os 15 minutos de fama e esticá-los ao máximo quando esses se mostram propícios.

Outros bordões que fizeram sucesso

“Que deselegante!”
A frase foi dita pela apresentadora de telejornal Sandra Annenberg, ao ver a repórter Monalisa Perrone ser empurrada em um ‘ao vivo’. Sandra se assustou com a repercussão e falou sobre o assunto com a imprensa na época. “O que mais me surpreendeu em toda essa história foi a reação à minha reação. Imagine, virei bordão! Descobri (junto com muitos) o significado da palavra meme. Fui parar nos Trendings Topics mundiais, logo eu que sou avessa a mais exposição do que o meu trabalho exige”.

“Hoje é dia de rock, bebê!”
A expressão foi dita em uma entrevista, também ao vivo, que a atriz Cristiane Torloni deu durante o Rock in Rio 2011, quando estaria supostamente embriagada – algo que ela negou depois. Durante o programa Encontro, de Fátima Bernardes, Torloni disse que se assustou com tamanha popularidade. “Levei um susto do tamanho de um bonde. Quando a sua pessoa, humildemente, faz tanto sucesso, você fala: ‘Será que é isso mesmo?’”.

“Menos Luíza, que está no Canadá”

A frase saiu de um comercial de TV na Paraíba e caiu na boca do povo. O autor, colunista social e pai de Luiza, Gerardo Rabello, soltou a frase para citar que o prédio, comercializado na propaganda, fazia um sucesso tão grande que precisou chamar a família inteira para falar sobre ele, menos Luíza, que estava no Canadá, fazendo intercâmbio. A proliferação da frase antecipou a volta de Luiza e Gerardo também se manifestou. “Eu não imaginava que um simples comercial pudesse ter toda esta repercussão. Só queremos ficar do lado dela”, disse na época.

(Diário do Pará)

Postar um comentário

0 Comentários