Caso Asdrubal: Um homem de bem condenado

O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) foi condenado pelo STF a 3 anos e 1 mês de prisão, por acusação de conceder 13 cirurgias de esterilização para eleitoras quando concorreu a prefeito de Marabá em 2004.
O STF declarou o trânsito em julgado da sentença, determinou a prisão em regime aberto e a comunicação à Câmara dos deputados para deliberar sobre o mandato do parlamentar.
No regime aberto o condenado cumpre a pena em Casa de Albergado, como em Marabá não há esse estabelecimento penitenciário, Asdrúbal deverá cumprir a pena em sua residência.
Bentes não foi condenado por improbidade administrativa e nem por crime de corrupção, não cabendo, in casu, a declaração de inelegibilidade, todavia, por força da Lei da Ficha Limpa, a condenação por colegiado ensejará a impugnação do seu pedido de registro.

Fonte: Parsifal 5.4
Deputado Asdrubal


por Ícaro Gomes

Sou amigo do deputado federal Asdrubal Mendes Bentes(PMDB) e inclusive fui seu eleitor no passado. Asdrubal é simples, homem sério, dedicado as causas do estado do Pará. Nos corredores da Câmara dos deputados sempre foi considerado um "trator" para o trabalho parlamentar.
Certa vez, fiquei hospedado por uns dias no apartamento funcional do deputado Asdrubal em Brasília, quando era secretário em Salinas e estava na capital federal resolvendo pendências do municipio. O que vi em sua casa, nunca esqueci - muita gente de Marabá, aliás, muita gente de todas as cidades do sul e sudeste do Pará com seus parentes fazendo tratamento no hospital de reabilitação "Sarah kubitschek", gente simples, trabalhadora, que ali naquele hospital depositava suas esperanças de voltar a andar, a ficar em pé. Asdrubal recebia a todos com carinho, cuidava das passagens aéreas, da alimentação, dos encaminhamentos no hospital. Asdrubal já fez muito pelo Pará trazendo recurso para centenas de obras e serviços. 
Asdrubal Bentes foi prefeito de Salinas, até hoje é lembrado - até com muitos votos - pelo povo. Exerceu também a direção do GETAT, na época, o orgão que cuidava da regularização de terras no sul e sudeste do Pará, regiões em que criou um grande círculo de amizade. O deputado tem muitos anos de vida pública, quase nenhum patrimônio, pois sempre colocou os seus mandatos efetivamente em favor do Pará.
Respeito a decisão da Justiça e sem entrar no mérito da sentença, já que pouco conheço do processo, devo aqui registrar o meu testemunho: Asdrubal Mendes Bentes é um homem do bem!

Postar um comentário

0 Comentários