Os números da insegurança



Pesquisa Nacional de Vitimização: Pará é o 2º pior do Brasil e Belém a 2º pior capital



Na quinta-feira (5) a Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça divulgou a primeira edição da Pesquisa Nacional de Vitimização, edição 2012.

O Pará não fez surpresa e mais uma vez amarga índices vergonhosos: com 35,5% da população tendo sido vítima, nos últimos 12 meses, de um dos crimes pesquisados - agressão, discriminação, furto, fraude, acidente de trânsito, roubo, ofensa sexual e sequestro relâmpago –, somos o 2º Estado da Federação no ranking de violência contra pessoas.

O Estado que conquistou o infeliz 1º lugar foi o Amapá, com 46% da população vítima de alguma violência nos últimos 12 meses. O Estado com menor índice (17%) foi Santa Catarina.

> Os estados

Abaixo os 6 estados com população mais vitimizada, em ordem decrescente:



Abaixo os 6 estados com população menos vitimizada, em ordem crescente:



> As capitais

No ranking das capitais, Belém tem índice maior que o do Estado (41,1%) e, idem, é a 2ª capital do Brasil com a população mais vitimizada. Nesse item a capital do Amapá, Macapá, é que tem o maior índice de pessoas vitimizadas (47,1%). Isso significa que em Macapá e Belém, quase metade da população sofreu algum tipo de violência nos últimos 12 meses.

No caso de Belém, como ocorrido na semana que passou, nem o delegado-geral escapa. Abaixo o ranking das capitais:



Os crimes mais comuns contra a pessoas, e seus respectivos percentuais:



Parsifal 5.4

Postar um comentário

0 Comentários