Raiol, um craque da política e do futebol


Emanoel Pereira *

Sem contestação – ele está na seleção maracanaense de futebol de todos os tempos. Seu nome era referência na cidade – Raimundo Raiol da Costa, ou simplesmente RAIOL – seja no cenário esportivo ou no enredo político. Ex-vereador na Câmara de Maracanã abdicou o cargo, deixando a responsabilidade para o primogênito Rafael que se tornou vereador do município.
Um vasto currículo esportivo emoldura a passagem do craque RAIOL pelos gramados onde exibiu seu vistoso futebol. Pentacampeão da cidade pelo Botafogo, campeão pelo Jurunas, campeão do torneio IGAMAR pelo Ypiranga, e duas vezes vice-campeão do intermunicipal (1975/1977), passou uma pequena temporada de testes no Clube do Remo e integrou o elenco do Castanhal Esporte Clube. Embora tendo aposentado as chuteiras, não esqueceu o trato com a bola e não dispensava o convite para uma informal pelada nos finais de semana. Nos corredores da política, o vereador RAIOL herdou o filão da família – seu tio, Didico, foi vereador e prefeito em duas gestões. Seu pai, Raimundo Crispim, foi vereador e vice-prefeito. Foram cinco mandatos consecutivos, tendo exercido os cargos de líder da maioria, da minoria, integrou a Câmara Constituinte que elaborou a Lei Orgânica e se tornou presidente da Casa Legislativa, além de ter apresentado vastos requerimentos e projetos voltados para o bem estar da população.
Entretido na atividade comercial, não se ausentou do cenário político e exerceu o cargo de presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP). Espontâneo para um bom bate-papo, o perseverante RAIOL também foi um grande craque na cordialidade.

A seleção maracanaense 1975

EM PÉ:

BETO PRADO, ANTENOR, REINALDO, MUNDINHO, EDSON, TENENTE, DR. HERACLITO FERREIRA, DR. AMÉRICO MONTEIRO.

AGACHADOS:

XOTE, RAIOL, CARLINHOS MARACANÃ, JORGE MILTON E NELSON

* É professor, escritor e historiador

Postar um comentário

0 Comentários