PASEP: Quem não pode com o pote não segura na rodilha



Os servidores da secretaria de saúde do município de Maracanã estão acionando o setor jurídico do sindicato para tentar reaver o valor do abono do Pasep que não está relacionado para pagamento. Além da saúde, muitos servidores de outras secretarias estão prejudicados, já que seus nomes não foram informados na RAIS - que é a fonte de dados para o governo federal autorizar os devidos pagamentos.
Segundo um servidor do hospital de Maracanã - que preferiu não se identificar, evitando retaliações - a equipe que assessora a área de recursos humanos da Prefeitura Municipal é "incapaz" de realizar serviços considerados simples, às vezes, sintéticos relatórios.
O abono do Pasep no valor de um salário mínimo anual é sempre bem vindo para auxiliar no orçamento familiar, mas não há sensibilidade por parte dos responsáveis pela administração no sentido de "cuidar", "zelar" pela dignidade dos servidores públicos de Maracanã.

O que é o Pasep?Criado pelo Governo Federal em 1970, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) permite que esta categoria participe da receita das entidades integrantes, que contribuem com um percentual que forma o Fundo de Participação PIS/Pasep.
Quem participa?
Todos os servidores em atividade, civis e militares, cadastrados no Programa.
Como é a retirada do abono salarial?
Para receber o pagamento de um salário mínimo anual referente ao abono, o trabalhador deve: estar cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos; ter recebido média mensal de até dois salários mínimos; trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência; e ser mencionado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). 



É justamente no relatório anual de informações sociais (RAIS) realizada nos primeiros meses do ano que os nomes dos servidores foram omitidos, gerando prejuízos a centenas de trabalhadores e impossibilitando o acréscimo de renda na economia municipal que, aliás, mantem-se bastante combalida.
Trabalhadores de Maracanã lutam para receber um salário minimo de abono do Pasep, enquanto a equipe de governo (Secretária de Finanças e Secretário de saúde) cuidam da RAIS na Veneza brasileira, a bela Recife, Pernambuco.
O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, relativo ao exercício 2013-2014, começa a partir do dia 13 de agosto e termina em 30 de junho de 2014, de acordo com o calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O benefício pode ser retirado nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.


Postar um comentário

7 Comentários

  1. eu acho que eu vou querer uma pasaigem pra recife também!

    ResponderExcluir
  2. E a prefeita teve a cara de pau de dizer para uns funcionários que estavam na prefeitura em busca de informações sobre o PASEP que a culpa de não terem sido informados na RAIS é da administração anterior que destruiu toda a documentação dos funcionários e apagou todas as informações sobre as folhas de pagamento, não deixando nenhum registro, impossibilitando a informação. Pura mentira.
    1º - Eles (a nova administração) já tinham acesso à folha de pagamento bem antes de assumirem a prefeitura.
    2º - A primeira coisa que fizeram ao assumir, foi fuçar as folhas de pagamento, que ficaram todas no RH, para saber quem ganhava quanto.
    3º - Foi feito um recadastramento de todos os funcionários no mês de janeiro/13 e toda a documentação estava lá, quem fez o recadastramento sabe disso.
    4º - Já no mês de janeiro/13 consta nos contracheque dos servidores da prefeitura o nº do CPF e do PASEP. Se não existiam documentos de funcionários e nem registro em computadores, de onde tiraram tais informações?
    A prefeita deve achar que todo mundo é burro o bastante para acreditar na desculpa que ela usou para tentar disfarçar a incompetência de seus "colaboradores". Essa pegou mal prefeita, da próxima vez invente uma desculpa mais convincente.

    ResponderExcluir
  3. Prefeita q ñ tem nada de guerreira,mas incompetência bastante!crie vergonha na cara e cumpra o q prometeu para o povo.... ta faltando Gente de coragem nas ruas!!!!ta na hora de acorda Maracanã já chega de tanta corrupção.....



    ResponderExcluir
  4. Povo calado e povo sofrido!!!acorda Maracanã

    ResponderExcluir
  5. essa prefeitinha nao ganha mas nem pra presidente de time aí em maracana

    ResponderExcluir
  6. bora bota ela pra correr essa brucha kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. olá galera vocês sabiam que quem vai na prefeitura de maracanã saber sobre seu pasep eles falam que informaram e ainda dão o dia que tem que ir no banco do brasil retirar o dinheiro. hahahahaah pelo amor de Deus ate que ponto essas pessoas chegaram. eu nunca recebi pasep e fui so pra ver o que acontecia entrei na prefeitura e perguntei na área dos recursos humanos se eu tinha sido informado e eles me disseram que sim!!!!!! putws eu nem recebo o pasep e muita sacanagem. MARACANA VAMUS ACORDAR!!! VAMUS PRAS RUAS E HORA DE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS.

    ResponderExcluir